quarta-feira, 20 de agosto de 2008

POESIA E PRAXE
(Jayme Jr.) - Copyright


Dizem que poesia é inspiração
Que brota do coração
Ou cai do céu como chuva
Repentinamente
Mas dizem também
Que nada cai do céu!
Nem dinheiro, nem flores
Nem favores...
Só mesmo chuva
E ás vezes
De granizo

Sou um ser biológico-social
Não apareci aqui pelo acaso
Eu não caí do céu!
Mas a inspiração
Que procuro para meus poemas
Se cai do céu
Só cai quando a busco
Quando uso de esforço
Mental, espiritual
Quando avanço
Quando danço
A dança da tal chuva
Quando eu mesmo ponho
A luva da inspiração

Se há um espírito de poeta
Que toma minha mão
Minha emoção
Não sei...
Eu só sei que tenho que peneirar
Separar...
Não só palavras
Mas idéias também.
Pois minha mente
É um continente
Um vasto mundo sem fronteiras
Como corredeiras
Indo em direção do mar.

Quando descobri
Que não apareci aqui pelo acaso
Quando aprendi a ponderar
E percebi
Que o edifício, o jardim, a alameda
Também não apareceram aqui pelo acaso
Aprendi
Que é preciso muito mais
Que esperar que chova
É preciso ribombar os tambores
É preciso permutar cores
Considerar valores...
E entrar na dança da chuva.


Nenhum comentário: