segunda-feira, 12 de março de 2012

A IDÉIA PRÉ-CONCEBIDA - (Jayme Cardozo Jr.)


--- Mas padre Onofre, isto não é um mal sentimento de minha parte, eu tenho visto as atitudes da Mercedes.
--- Filha, já disse a você que é preciso muito cuidado ao julgar as pessoas. Você sabe que a Mercedez não é diferente de ninguém aqui da aldeia.
--- Mas padre, e o que ela falou?
--- Procure refletir melhor. Você também nunca ficou confusa? Faça como se deve fazer, procure entender essas coisas que ela às vezes fala.
--- Mas padre, e o que ela fez?
--- Será que o que ela fez, ir a casa de Otaviano fazer-lhe a barba é crime? Isso não é autruísmo?
--- Mas ele mora só!
--- Mas está doente de cama!
--- Dizem que ao contrário de ontem, ele, hoje está até cheiroso, deram-lhe banho.
--- Então, você não acha que quem fez isso, dando-lhe banho, levando-lhe o almoço e jantar fez o que Deus manda fazer?
--- A Mercedes?
--- Não minha filha, fomos nós: a madre Dorotéia, o Pirilo e eu quem estamos fazendo essa caridade ao Otaviano.
--- Mas e a barba dele?
--- Foi a Mercedes, a nosso pedido, sim! E semana que vem ela voltará lá!
--- Mas padre... mas padre...
--- Vá pra casa filha, e reze ao Nosso Senhor por Otaviano, e por Mercedes também; e não falte á missa no domingo. Quanto ao que estão comentando na aldeia eu dou um jeito... Espere! lembre-se filha, há três coisas que Deus detesta: falta de ponderação, o precipitar em julgar o próximo e a terceira ele não suporta de jeito nenhum, que é a idéia pré-concebida!




Copyright

Nenhum comentário: